Saiba os tipos de manutenções que um elevador precisa

A manutenção dos elevadores é obrigatória para garantir a segurança do usuário e garantir o bom funcionamento dos equipamentos, bem como o cumprimento da legislação.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 16083, regula, orienta e exige o cumprimento de determinadas ações que envolvem lubrificação, limpeza, configurações e ajustes desses equipamentos.

Dessa forma, a manutenção é um conjunto de ações técnicas e preventivas que visam garantir a funcionalidade do equipamento com total segurança e praticidade aos usuários.

Elas podem ser classificadas em 3 tipos:

  • corretiva,
  • preditiva,
  • preventiva.

Nesse post vamos mostrar esses três tipos de manutenção de elevadores para que você escolha a melhor para aplicar no seu prédio! Continue lendo e confira!

Tipos de manutenção de elevadores

Todo elevador precisa estar em conformidade técnica para que possa desempenhar sua função, que é a de transportar pessoas, com segurança.

Para isso, ele precisa passar periodicamente por uma manutenção técnica.

A manutenção, como comentamos, pode ser corretiva, preditiva ou preventiva.

Manutenção corretiva

O ato de corrigir qualquer problema sempre tem um efeito emergencial.

Com a manutenção corretiva acontece a mesma situação.

Ela é solicitada sempre com o intuito de reparar uma pane ou problema que o elevador apresentou.

É chamado um técnico, narrado o problema, feita a análise e realizado o reparo.

Geralmente, o uso é interrompido durante essa atividade.

Na maioria das vezes a manutenção corretiva acontece porque o equipamento está com uma peça desgastada e precisa ser reposta ou ainda por problemas na parte elétrica.

Manutenção preditiva

A preditiva é outro tipo de manutenção de elevadores e tem o objetivo de antever futuras falhas no elevador por meio de intervenções programadas.

Consiste no acompanhamento, monitoramento e inspeção do elevador por parte da empresa contratada.

Os dados registrados durante as visitas acusam o desgaste e o processo natural de degradação do equipamento e a substituição é feita antes de apresentar quaisquer problemas.

Esse processo evita a necessidade de uma manutenção corretiva e trabalha em conformidade com a preventiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada periodicamente no edifício.

Ela é a responsável por efetuar a limpeza de toda a engrenagem do elevador, bem como realizar a lubrificação do sistema.

Todo o sistema de funcionamento é avaliado para verificar se a máquina de tração, freios, polias e cabos de manobra estão em perfeitas condições de uso.

A preventiva é a manutenção de elevadores que tem por finalidade identificar possíveis condições que possam pôr em risco a segurança e a funcionalidade do equipamento.

Ela é agendada pelo administrador do edifício, isso faz com que o estabelecimento consiga se programar para o período de manutenção.

Com qual frequência a manutenção de elevadores deve ocorrer?

A manutenção de elevadores deve ser realizada mensalmente.

Todo edifício deve ter um contrato de manutenção com uma empresa especializada para receber, no mínimo, uma vez por mês a visita de técnicos.

Vale lembrar que o serviço de manutenção de elevadores não precisa ser feito exclusivamente pelo fabricante, mas por toda empresa especializada e registrada na prefeitura e no CREA da região.

Por que investir em manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é reduz consideravelmente a necessidade de uma manutenção corretiva, o que gera maior economia.

Além disso, ela ajuda o seu estabelecimento a não ficar por longos períodos sem o funcionamento de um elevador, o que, geralmente, é um transtorno.

Os defeitos na parte elétrica podem elevar o consumo de energia e a manutenção preventiva evita que isso venha acontecer.

Acima da economia financeira, a manutenção preventiva faz com que seu prédio esteja cumprindo às normas estabelecidas e o mais importante: ofereça total segurança ao usuário.

Ficou interessado? Entre em contato conosco:

  • Endereço: Rua Yvon Magalhães pinto 403 – São Bento
  • Telefone: 0800 038 4565
  • E-mail: comercial@vguard.com.br